quinta-feira, 26 de março de 2009

Freud explica?

Aí na aula de Psicanálise eu aprendi que, segundo Freud, o que nos torna sujeitos verdadeiramente humanos é o fato de sermos desejantes; tipo assim: a gente nunca está satisfeito. Faz sentido, não?
Mas se é assim, poxa, por que tudo que a gente ensina na escola não tem nada a ver com o que o aluno quer aprender? Por que os nossos desejos são sempre deixados de lado e na escola - ou na vida? - e frequentemente somos submetidos à vontade do outro? Por que na aula de Física eu ouvia falar da força centrípeta e até hoje não sei para que serve, pois não fazia o menor sentido para mim?

Questões que tiram meu sono e poderiam ser respondidas com "tudo isso faz parte de um plano de dominação, do qual você faz parte agora".
Ou então... "ninguém tem culpa se você é um asno em Física e a força centrípeta é mó legal".

Tenho ainda outra dúvida: Freud, e quando a gente para de desejar, a gente morre?

5 comentários:

Vinícius disse...

Oi, Aninha! :-)

Ah, seu blog é MUITO bom!

Eu acho que o objetivo da escola é esse mesmo, nos fazer desejar aprender aquilo que não desejaríamos naturalmente e que é "importante" pra vida em sociedade.

(até porque o que desejamos naturalmente a gente aprende sem escola nem nada, como brincar! rs)

E, bem, não gosto MUITO de Freud, mas tendo a acreditar que quando os desejos vão sumindo, a vida vai sumindo junto... :-)

Gabri disse...

ótimo post :)

quando a gente não quer saber de nada com nada é como se tivéssemos, de fato, morrido "espiritualmente"...

Gabri disse...

tem muita gente que tá morta e não sabe.

Aninha disse...

eita gabri! ahuahuaha
adoro esses momentos pá-pum!

Gabri disse...

"momentos pá-pum" ahuahauahuha