quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

ser grande é...


"Dança do Créu". Eu estava no salão esperando o meu irmão fazer dreads no cabelo, demorou de montão, umas 8 horas. Eu fiquei lá, esperando. Havia uma garotinha, ela era muito esperta, comunicativa, inteligente mesmo. Ela devia ter uns 8 anos, no máximo. E dançava, com a maior animação: "créu créu créu créu". As mulheres presentes no salão achavam engraçado, fofo, riam... Inclusive a mãe da garotinha.

Eu cresci ouvindo minha mãe dizer que ia morrer a qualquer momento. Porque tudo ia mal, porque a vida era cansativa demais, ela não ia aguentar muito tempo. Tenho 17 anos e minha mãe (que eu amo demais, é importante lembrar) está viva até hoje. Provavelmente ela nunca se deu conta do quanto fazia mal a mim e ao meu irmão isso que ela falava. Já passei noites sem dormir, pensando: "será que é verdade?" Ai, mãe, que bom ter você perto de mim!

Se eu pudesse fazer com que todas as pessoas do mundo me ouvissem, pediria, com muita fé: tratem com amor as crianças. E parem de falar que vão morrer.
Não incentivem a "dança do créu", não alimentem as crianças à base de hamburguer do Mc Donald's, elas precisam de legumes, arroz, feijão... Não prendam as crianças dentro de casa, elas precisam sair, brincar, fazer novos amigos. Conversem com elas como pessoas normais, não como se elas fossem bobas e não entendessem nada direito.
Por último, eduquemos as crianças com base em uma sociedade justa e igualitária! Sei que hoje em dia isso pode parecer uma utopia desvairada, mas são esses valores que devemos ensinar aos pequenos, porque o futuro pertence a eles.
Acho que já estou pensando como pedagoga. =P

Tratem com amor as crianças!

4 comentários:

Zilinski M. disse...

Mas, invariavelmente, todos vamos morrer, inclusive highlanders. (foi mal, mas você devia imaginar que eu diria algo do tipo xD)...

Minha pequenina pedagoga, saiba que lhe desejo toda a sorte do mundo nessa sua nova empreitada (leia-se: universidade xD), e você fará falta às segundas e quartas, das três às cinco =*

Vinícius disse...

sim, utopia linda que deve ser ensinada!

sucessos, Aninha!

creio que você poderá fazer muito por isso!

(fiz uma homenagem a seu blog na última postagem - "selos")

;)

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau!
Crianças são mais do que pensamos que são...basta observá-las...

Segui o conselho do Ví, acima, visitei seu blog, o primeiro dentre alguns que ele selecionou, gostei do que li, por amar crianças me identifiquei mais ainda...

Sábias palavras, profundas palavras....

Parabéns e fica com Deus =]

Abraços, Carol.

Werner disse...

Ana, cada vez com palavras mais sábias e uma grande moral para nossos corações!

Embora eu não queira ter filhos, pretendo adotar, e pode ter certeza que vou educá-los com todo amor.

E boa sorte na faculdade, Ana!
Beijão! ^^